APPPC: Prevenção de Doenças Cardiovasculares

11 de Junho de 2010 / 1 Comentário Bookmark and Share

Contributo enviado pela Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI’s, 25/05/2010

APPPCA Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI’s é uma IPSS com fins de Saúde e representa em Portugal todos os portadores daqueles dispositivos.

Tem como objectivos principais o esclarecimento desta comunidade, sobre a problemática do porte de pacemaker ou CDI. Visto tratar-se de um grupo etário essencialmente idoso, pretende esta Associação levar a cabo acções que promovam o convívio e a comunicação entre portadores.

Por outro lado, considera que o seu papel pode até ser mais abrangente, pois pode participar em acções que promovam e sensibilizem a população em geral para as boas práticas que previnem as doenças cardiovasculares.

Pretende ainda a sensibilização das autoridades competentes para a instauração de direitos que considera essenciais para este grupo de pessoas:

  • Instituição do estatuto de doente crónico a todos os portadores destes dispositivos
  • Isenção de taxas moderadoras para todos os portadores
  • Facilitação dos acessos a consultas de Cardiologia, Pneumologia e Medicina Interna, uma vez que a maior parte dos Centros não fazem apoio clínico directo destes doentes
  • Promover ainda programas de rastreio e diagnóstico de doenças cardiovasculares, nomeadamente do foro arritmológico, que por vezes se mantém assintomáticas durante muito tempo, prevenindo assim, eventos fatais como a morte súbita.

O PNS 2011/2016 poderá apoiar a concretização dos objectivos desta Associação.

Participando a Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI em acções de prevenção primária e secundária das doenças cardiovasculares,bem como, no esclarecimento e promoção do bem-estar dos portadores de Pacemaker e CDI, isso trará benefícios e ganhos em saúde, provavelmente não mensuráveis directamente, mas que poderão contudo ser percebidos e valorizados no contexto da prevenção e diagnóstico das doenças cardiovasculares.

A área da arritmologia, cujos programas terapeuticos passam muitas vezes pela aplicação destes dispositivos, apresentará por certo melhores resultados se estes doentes tiverem este tipo de acompanhamento.

Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e CDI’s

Um comentário sobre “APPPC: Prevenção de Doenças Cardiovasculares

Comentar ou contacte-nos via Twitter @pns

  1. Efectivamente, as doenças arrítmicas constituem um problema de saúde estimando-se que possam representar cerca de 50% do total de mortes de causa cardíaca (1Heart Rhythm Society. “Sudden Cardiac Arrest Facts”. 2008. HRS Online Feb 2009 ).
    Sugiro que seja ouvido o “colégio da sub especialidade de electrofisiologia”; as associações científicas da relacionadas (Associação Portuguesa de Arritmologia Pacing e Electrofisiologia; Instituto Português do Ritmo Cardíaco; Fundação Portuguesa de Cardiologia) e outros parceiros.
    Só assim, esta área da saúde será contemplada no seu pleno.
    Junto PDF das Guidelines do “American College of Cardiology”; American Heart Association” e Sociedade Europeia de Cardiologia, a propósito do tratamento de doebntes com arritmias ventriculares e prevenção da Morte Súbita, já que na secção II do documento se pode observar a pertinência deste assunto.
    Atenciosamente

    [file]http://www.acs.min-saude.pt/pns2011-2016/files/2010/07/guidelines-vascd-es.pdf[/file]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*