AVida: Cidades Amigas dos Idosos

27 de Outubro de 2010 / 1 Comentário Bookmark and Share

Contributo enviado por Teresa Almeida Pinto, Associação VIDA – Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo, 03/09/2010

vidaA Associação VIDA tem em curso um Projecto para, não só apresentar o conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS) “Cidades Amigas dos Idosos”, mas (sobretudo) captar o interesse dos municípios para fazerem o diagnóstico, nos seus territórios, das condições que oferecem aos seus munícipes idosos, nas oito áreas preconizadas pela OMS: prédios públicos e espaços abertos; transportes; habitação; participação social; respeito e inclusão social; participação cívica e emprego; comunicação e informação; apoio comunitário e serviços de saúde.

No âmbito do referido projecto, foi dirigido um convite aos municípios, 28 de Julho. Apesar da data coincidir com o tradicional período de férias, temos neste momento a adesão oficial de 43 concelhos. Parecem-nos estar lançada a base para que, no futuro os diagnósticos sociais, possam incluir um Plano Gerontológico, onde a saúde tenha um papel central, e que o PNS se possa ancorar neste interesse e empenho dos municípios.

A abordagem intergeracional e a capacitação das pessoas idosas através da aprendizagem ao longo da vida, são dois aspectos de uma mesma dimensão, em que temos produzido um extenso trabalho, a nível europeu, (sem perder as raízes nacionais), e que seria importante (do nosso ponto de vista) incluir no PNS.

Teresa Almeida Pinto, Associação VIDA – Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo

Um comentário sobre “AVida: Cidades Amigas dos Idosos

Comentar ou contacte-nos via Twitter @pns

  1. Interessante esse projeto da OMS que foi criado pelo medico brasileiro Alexandre Kalache, e a sede do Centro Internacional de Políticas para o Envelhecimento será no Rio de Janeiro. A população mundial de idosos em 2050 será de 2 biliões em todo o mundo e só no Brasil serão mais ou menos 80% dessa população.
    Precisamos de ter várias cidades em Portugal, amigas dos idosos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*