Biennial Collaborative Agreement assinado entre a OMS e o Ministério da Saúde

9 de Agosto de 2014 / Bookmark and Share

sem nomeFoi assinado um acordo de colaboração de dois anos com a Organização Mundial de Saúde (OMS), numa cerimónia com Zsuzsanna Jakab, Diretora Regional da OMS Europa, e Paulo Moita de Macedo, Ministro da Saúde, à margem da 67.ª Assembleia Mundial da OMS que decorreu em Genebra.

Este é o quarto acordo denominado  Biennial Collaborative Agreement (BCA) entre Portugal e a OMS, tendo sido assinado pela primeira vez em 2006.

O BCA define vários projetos de parceria em áreas de interesse comum, como sejam o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2012-2016, a nutrição, entre outros.

No âmbito do PNS a colaboração com a OMS surge em continuidade com trabalhos já desenvolvidos, nomeadamente a avaliação do anterior PNS e o apoio na implementação do atual PNS. De entre as atividades previstas incluem-se, por exemplo, três seminários a organizar pela OMS-Europa e pela Direção-Geral da Saúde para debater a revisão, extensão e implementação do PNS, a ter lugar até Dezembro de 2014.

Através do BCA, Portugal usufrui do apoio técnico fornecido por consultores e centros internacionais de excelência no desenvolvimento dos estudos, permitindo simultaneamente a divulgação de boas práticas a nível internacional.