2011 – Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa

18 de Outubro de 2010 / Bookmark and Share

voluntariado2011

Por iniciativa do Conselho Europeu da União Europeia, 2011 foi declarado, no dia 27 de Novembro de 2009, o Ano Europeu das Actividades Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa. O programa nacional de actividades, no âmbito do Ano Europeu, é  acompanhado pelo Conselho Nacional de Promoção do Voluntariado.

Segundo dados da Comissão Europeia, cerca de 100 milhões de cidadãos são voluntários. O voluntariado é considerado uma expressão activa de participação cívica, que pode influenciar vários sectores da sociedade como a educação, saúde, cultura, desporto, ajuda humanitária, investigação, entre outros.

O Ano Europeu tem por objectivo geral incentivar e apoiar os esforços desenvolvidos pela Comunidade, pelos Estados-Membros e pelas autoridades locais e regionais de forma a criar condições propícias ao desenvolvimento de voluntariado na sociedade civil.

Em Portugal, a entidade responsável pela organização da participação no Ano Europeu é o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado.

Mais informações: