CMSilves: Interacção do Poder Local na Obtenção de Ganhos em Saúde

15 de Junho de 2010 / Sem Comentários Bookmark and Share

Contributo enviado por Rute Horta Santos, Câmara Municipal de Silves, 19/05/2010

CMS1) Em que áreas e como podem os Portugueses obter mais ganhos em saúde de forma sustentável?

Em áreas que deverão passar pela promoção de estilos de vida e alimentação saudáveis, bem como actividade física e reabilitação, que permitam obter ganhos em saúde, quer para os idosos, quer para as crianças e jovens, no que respeita ao combate da obesidade e ao isolamento social e geográfico. Áreas que prevejam a consolidação e reforço de programas e equipas de saúde mental infantil e a constituição de redes de apoio no âmbito da saúde mental de adultos, quer através de equipas multidisciplinares domiciliárias, quer através da implementação de hospitais de dia e internamento para suporte da família. Consolidação dos cuidados continuados integrados.

Promoção de rastreios que justifiquem a detecção precoce nas vários áreas clínicas e reforço dos programas e consultas até agora de âmbito hospitalar que possam ser descentralizadas para os serviços de saúde de proximidade, para descongestionamento dos serviços hospitalares e diminuição de custos de saúde ao utente.

A forma de obter mais ganhos será sem dúvida através da colaboração em programas articulados, que visem a prevenção da doença e a promoção da saúde, bem como a orientação eficaz dos direitos e benefícios sociais e económicos da área da saúde, como factor de acessibilidade e combate à pobreza e exclusão social.

2) Que expectativas possui relativamente ao Plano Nacional de Saúde (PNS) 2011-2016? Como é que este pode ser útil na obtenção de mais valor em saúde?

O Plano deverá ir de encontro às necessidades da população, promovendo os serviços de saúde de proximidade e as redes de articulação entre equipamentos de saúde e parcerias locais.

3) Como é que o PNS 2011-2016 pode apoiar a missão da vossa instituição na obtenção de ganhos em saúde de forma sustentável?

Através de parcerias entre saúde e entidades locais e entre a adequação das respostas às necessidades efectivas. Será de extrema importância que o seu desenvolvimento seja planeado, integrado e participado e que permita a criação de protocolos/projectos que visem a implementação das áreas identificadas no ponto 1.

4) Como é que os resultados da vossa instituição, na obtenção de ganhos em saúde, podem ser percebidos, medidos e valorizados?

Através do recurso às novas tecnologias, que permitam a divulgação dos projectos/protocolos a implementar, bem como à sensibilização da população e à criação de indicadores e taxas de participação.

Rute Horta Santos (Câmara Municipal de Silves)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*