O estado da Reumatologia em Portugal

28 de Maio de 2010 / Sem Comentários Bookmark and Share

ONDRO Observatório Nacional das Doenças Reumáticas publicou um relatório em Abril deste ano sobre “O Estado da Reumatologia em Portugal”.

Neste mesmo documento o Observatório é descrito como sendo um projecto que resulta de uma parceria da Sociedade Portuguesa de Reumatologia e do Serviço de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina do Porto.

Têm como missão proporcionar uma atenção contínua aos problemas da reumatologia portuguesa, nomeadamente na sua inserção na reumatologia internacional, de modo a produzir informação de qualidade, a diferentes níveis de especialização, destinada tanto aos clínicos como aos decisores em saúde, e até ao público em geral. Tem ainda um papel fundamental na quantificação dos ganhos em saúde resultantes da implementação do Programa Nacional Contra as Doenças Reumáticas.

Assim sendo, o conjunto de actividades que constituem a função do Observatório compreende a recolha e o tratamento de informações de rotina, recorrendo ao espectro das estatísticas de saúde, demográficas e sociais publicadas em Portugal e por organizações internacionais, mas também a produção de informação a partir da colaboração com as entidades prestadoras de cuidados de saúde.

Ainda mencionam que adicionalmente, e tirando partido da capacidade instalada e dos utensílios necessários à sua actividade central, o Observatório poderá responder às solicitações dos Serviços de Reumatologia interessados em produzir conhecimento ou trabalhar problemas particulares, de acordo com uma Agenda de actividades a definir anualmente.

Documento de Apoio:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*