Lançamento do GeoSaúde

8 de Janeiro de 2014 / Sem Comentários Bookmark and Share

O GeoSaúde é um sistema de informação geográfica (SIG) baseado na web que permite visualizar sob a forma de mapas, gráficos e quadros, todo o tipo de indicadores de saúde.

Originariamente este sistema, então apelidado WebSIG – Mapas interactivos, foi concebido para a monitorização do Plano Nacional de Saúde (PNS) 2004-2010. A entrada em vigor do novo PNS 2012-2016, com novos programas e indicadores, motivou a modernização desta primeira versão de um SIG baseado na web.

O novo GeoSaúde apresenta melhorias consideráveis comparativamente ao seu antecessor: tem uma interface mais amigável e intuitiva; tem uma maior interatividade entre todos os elementos do mapa; tem mais gráficos à escolha para análise; tem mais formatos disponíveis para exportação e outras funcionalidades.

Pretende-se com a disponibilização do GeoSaúde continuar a perseguir o objetivo que visa a transparência através da melhoria do acesso à informação relativa aos indicadores de saúde, não apenas a investigadores e decisores mas também a todos os cidadãos interessados.

Por último, pretende-se demonstrar também o potencial de servir a múltiplas instituições públicas de saúde que detenham dados com desagregação geoespacial e que os pretendam disponibilizar publicamente.

Consulte aqui.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*