Ministério da Saúde e OMS formalizam nova estratégia de cooperação

22 de Setembro de 2014 / Bookmark and Share

envolvimentoO Ministério da Saúde e a Organização Munidal de Saúde (OMS) formalizaram recentemente uma estratégia de cooperação nacional – Country Cooperation Strategy – (CCS), com o objetivo de fortalecer sinergias e promover o alinhamento entre as políticas de saúde definidas por estas instituições para o período de 2015-2020.

O CCS está articulado com o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2012-2016 e com a Estratégia Health 2020 da OMS.

Esta estratégia de cooperação define três áreas estratégicas de colaboração:

  • Fortalecimento da cooperação no âmbito Sistema Nacional de Saúde, nomeadamente no âmbito do PNS 2012-2016, acessibilidade a medicamentos e tecnologias da saúde;
  • Partilha de informação e conhecimentos sobre doenças não transmissíveis, nutrição e alimentação, tabaco, saúde mental, utilização de substâncias e determinantes sociais da saúde;
  • Reforço da colaboração nas áreas de malária e de recursos humanos da saúde.

O secretário de Estado referiu que o CCS também fortalece as relações com a África e com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em muitas situações de doença, por exemplo no caso da doença de vírus Ebola.

Portugal é o primeiro Estado-Membro da União Europeia (UE) a estabelecer um CCS com a OMS. Esta estratégia tem como objetivo fortalecer o sistema de saúde, melhorar a saúde da população e reduzir as iniquidades em saúde.