NUDGE – Modelo de Prescrição Médica

8 de Junho de 2010 / Sem Comentários Bookmark and Share

NUDGENo âmbito do Mestrado em “Gestão e Economia dos Serviços de Saúde” da Faculdade de Economia da Universidade do Porto um grupo de 4 alunos delineou um documento sobre um novo modelo de receita médica. A realização deste trabalho surge no âmbito da disciplina “Inovação em Saúde” em que lhes foi proposto que desenvolvessem um trabalho criativo e original, cuja implementação fosse fácil, sem questões burocráticas associadas, sem inibição do poder de escolha do indivíduo e com vantagens económicas associadas. Surge assim, em Maio 2010, o “NUDGE – Modelo de Prescrição Médica” elaborado por Andreia Rocha (saraandreia@gmail.com); Manuel Santos; Miguel Negrão ; Porfírio Santos.

Portugal, tal como os países pertencentes à OCDE, apresenta uma taxa de crescimento em despesas de saúde elevada (10% do PIB), o que põe em causa a sustentabilidade do Sistema de Saúde. Cerca de um terço desta despesa é suportada directamente pelo utente, da qual 8 a 10% se refere às despesas com o consumo de medicamentos.

A prescrição de medicamentos genéricos pode revelar-se uma medida eficaz no controle destas despesas. O crescimento da utilização de genéricos em Portugal deve-se essencialmente à classe médica (responsáveis pela sua prescrição), no entanto, e no âmbito dos grupos homogéneos, os médicos ainda prescrevem medicamentos mais caros, em 56 % dos casos, aumentando significativamente os encargos para os utentes.

Documento de Apoio:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*