Opinião: Divulgação do PNS a todos

10 de Março de 2011 / Bookmark and Share

Contributo enviado por Augusto Küttner de Magalhães, 01/03/2011

OpiniaoPor certo o Alto Comissariado para a Saúde tem já bem programado e melhor planeado, a forma como irá fazer divulgar este excelente PNS 2011-2016.

Sendo que, para além dos profissionais de saúde nas competentes áreas de quem deve ser conhecido e executado, apesar das dificuldades de verbas que já se sentem e ainda mais se sentirão, tem também nas partes mais globais  – menos especificas – de todos os cidadãos ser sabido.

Mas voltamos a ter que nos interrogar como será na parte de Cidadania este PNS de todos nós, por todos nós, não Profissionais de Saúde, analisado.

Todos temos cada vez mais direitos, mas muitos esquecemos – é cómodo –  os nossos deveres, que fazem parte da balança para além de tudo, até na nossa saúde, dos nossos familiares e dos nossos vizinhos, termos que passar a ser mais  participativos, mais activos. Ajudarmos no que nos é possível, facilitarmos quem nos ajuda a ser salvos e a salvar, não pensarmos que há dinheiro para tudo, dado que de facto não há, logo todos temos que saber “estar” melhor.

Mas para tal neste aspecto a todos abrangente é necessário estar presente, conhecê-lo e fazê-lo, actuar.

Já foi aflorado, o papel essencial dos meios de comunicação social e não só nos do Estado, mas em todos, em qualquer um, a tão necessária divulgação e conhecimentos por todos nós, da parte que a cada diz respeito do PNS, mas será que é noticia? Vale ser bem difundido?

Talvez não! Mas, haja esperança!

E vontade!!!! Da parte do Plano Nacional de Saúde, não temos duvidas está feito e bem, venha a aplicação!

Augusto Küttner de Magalhães