Opinião: Condições de Trabalho

28 de Abril de 2010 / 1 Comentário Bookmark and Share

Contributo enviado por Luiz Cruz, Centro de Saúde de Torres Vedras, 13/04/2010

opiniaoEstou a trabalhar no Centro de Saúde de Torres Novas desde Janeiro de 2010 e estou preocupado com a quantidade de doentes que apresentam sequelas motivadas por péssimas condições de trabalho. Essas sequelas interrompem a capacidade produtiva destes doentes com altos custos de tratamento e com o pagamento de baixas.

Outro aspecto é que as seguradoras de acidentes ou doenças do trabalho dificilmente assumem esses custos.

Em conversas com esses doentes consegui perceber que os técnicos de segurança do trabalho são admitidos nas empresas, mas exercem outras funções administrativas e não as esperadas. Com outros doentes fiquei a saber que as vistorias do Ministério do Trabalho são comunicadas às empresas que mudam os métodos de trabalho durante a inspecção.

Sugestões:

a) Revisar todos os casos de trabalhadores que estão em baixa por motivos ósteo-musculares para verificar se há relação de suas doenças com as condições de trabalho.

b) Solicitar ao Ministério do Trabalho que não avise as empresas quando forem fazer vistorias nas condições de trabalho.

c) Adequar os tratamentos fisioterapia à demanda exigida.

Luiz Cruz

Um comentário sobre “Opinião: Condições de Trabalho

Comentar ou contacte-nos via Twitter @pns

  1. Caro Luiz Cruz

    confesso-lhe que, sem ter lido o seu artigo de opinião, abordei a mesma questão. A realidade mostra um crescente número de patologia músculo esquelética associada ao contexto laboral. A prevenção parece ser um caminho simples e eficaz. O Fisioterapeuta, pelas suas competências, poderá desempenhar um papel transformador. Um bem haja pela sintonia de ideias!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*