Opinião: A Aposta na Qualidade

2 de Agosto de 2010 / Sem Comentários Bookmark and Share

Contributo enviado por Alexandrina Lino, Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, 13/07/2010

OpiniaoAo analisar a proposta do Plano Nacional de Saúde 2011/2016, congratulei-me verificar que o modelo conceptual adoptado irá ter como foco, entre outros aspectos o da Qualidade.

A Qualidade engloba muitos factores e é transversal às instituições de saúde. Um dos factores mais importantes da qualidade é sem dúvida a segurança do utente, nomeadamente na prevenção e controlo da infecção associada aos cuidados de saúde prestados. É inclusive considerada uma das metas internacionais de segurança do doente, preconizada por organizações internacionais de acreditação da qualidade.

Assim sendo, creio ser o momento de se apoiar os órgãos, que a nível nacional, regional e local lutam por estas questões tão desvalorizadas por muitos e tão fundamentais para o verdadeiro foco da nossa atenção, O UTENTE. Se pensarmos que um terço das infecções ocorridas nas nossas instituições poderiam ser evitáveis, vale o esforço de investir no Programa Nacional de Controlo de Infecção, e no reforço das Comissões de Controlo de Infecção, para termos verdadeiros ganhos em saúde, não só económicos como sociais.

Alexandrina Lino (Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*