Participação Activa da Sociedade

30 de Junho de 2010 / Sem Comentários Bookmark and Share

Grupo-Projecto-PNSÉ reconhecido que o processo de elaboração do Plano Nacional de Saúde 2011-2016 (PNS) pretende ser de cariz participativo e reflexivo, assegurando o envolvimento de vários intervenientes nas diferentes fases do projecto, tornando-o num processo multidimensional, de envolvimento do sector público, privado, social e civil, a nível nacional, local e regional.

Nesta sequência, foi iniciada a fase de recolha de contributos a vários intervenientes na obtenção de ganhos em saúde, como também a todos aqueles que de algum modo sentem vontade de emitir a sua opinião sistematizada.

Vários são os contributos já recebidos. Há data da elaboração deste artigo já foram recepcionados cerca de 120 contributos, de cidadãos e de instituições. Assume-se assim o início de um importante passo para o processo de envolvimento decorrente do processo de elaboração do PNS 2011-2016.

Numa análise ainda preliminar poderá dizer-se que os textos enviados reflectem a preocupação e o pensamento organizado sobre diferentes áreas de intervenção em saúde, nomeadamente Envelhecimento Activo, Saúde Mental, Oncologia, Hepatologia, Terapias Não Convencionadas, Nutrição, Obesidade, Patologia Respiratória, Condições de Trabalho, entre outras.

Pretende-se que este processo de análise seja realizado de acordo com o processo de análise de informação. Este é baseado em princípios de planeamento estratégico em saúde, sendo analisado através das perspectivas da descrição da situação actual; análise crítica de estratégias actuais; definição de objectivos estratégicos; recomendações; visão para 2016; agenda de informação e investigação; aspectos de definição de conceito e glossário.

É importante referir que o objectivo final de todo este processo é a discussão e identificação destas opiniões como importantes contributos para o próximo PNS 2011-2016, podendo surgir como referências, no documento final.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*