PNS 2012-2016

27 de Maio de 2013 / Bookmark and Share

Simbolo_PNS-01

 

O Plano Nacional de Saúde (PNS) 2012-2016 propõe-se reforçar a capacidade de planeamento e operacionalidade no Sistema de Saúde.

 

Para tal, pretende responder a duas questões:

  1. Na qualidade de agente (decisor, profissional de saúde ou cidadão) do Sistema de Saúde, como é que se contribuir para maximizar ganhos em saúde? Os eixos estratégicos do PNS são as vertentes em que cada agente se deve avaliar e trazer valor ao Sistema de Saúde;
  2. Como Sistema de Saúde, para que objetivos devemos convergir? Os objetivos estratégicos do Sistema de Saúde são os resultados finais para os quais as ações de cada um deverão contribuir.

Para além da resposta a estas questões, o PNS 2012-2016 estabelece uma lógica para a identificação de ganhos em saúde, definição de metas e de indicadores, bem como um enquadramento para programas prioritários de saúde, regionais, locais e setoriais, facilitando a integração e articulação de esforços e criação de sinergias.

O PNS 2012-2016 clarifica a responsabilidade do Sistema de Saúde pela promoção da Cidadania em Saúde, pela Equidade e Acesso, pela Qualidade em Saúde, pelas Políticas Saudáveis, pela Obtenção de Ganhos em Saúde, pela Promoção de Contextos Favoráveis à Saúde ao Longo do Ciclo de Vida, pelo Reforço do Suporte Social e Económico na Saúde e na Doença, pelo Fortalecimento da Participação de Portugal na Saúde Global.

O PNS 2012-2016 vai muito além da prestação de cuidados de saúde, para mobilizar recursos e capacidades de outros setores sociais relevantes para a obtenção de ganhos em saúde.

Envie a um amigo Subscrever Imprimir Voltar ao Topo