“Policy Dialogue” sobre o PNS 2012-2016

13 de Maio de 2014 / Bookmark and Share

Decorreu no passado dia 9 de Maio, em Lisboa (Auditório do Centro de Histocompatibilidade do Sul), um Policy Dialogue com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para debater o processo de implementação do Plano Nacional de Saúde 2012-2016.

A sessão de abertura contou a presença do Diretor-Geral da Saúde Dr. Francisco George, do Dr. Hélder Trindade (Presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação), do Dr. Rui Portugal (Diretor Executivo do PNS) e da Drª Elke Jakubowski, (Consultora da WHO Regional Office for Europe). A sessão de encerramento contou com a presença do Senhor Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Fernando Leal da Costa.

Neste evento estiveram presentes os Gestores Regionais e o Grupo de Peritos do PNS. Esteve também presente uma delegação de consultores da OMS constituída pela Drª Elke Jakubowski, pelo Professor Martin-Moreno, Dr. Richard Alderslade e pelo Dr. Casimiro Dias.

Para além da implementação do PNS foram também debatidos aspetos relacionados com as “Prioridades Nacionais e Programas Verticais” e com “Envolvimento da Sociedade Civil na Implementação do PNS”.

Este Policy Dialogue está integrado no Biennial Collaborative Agreement (BCA) estabelecido entre o Ministério da Saúde e a OMS. Este acordo traduz uma colaboração no que se refere ao desenvolvimento de políticas de saúde, implementação e avaliação.