Relatório Interino da OMS sobre o PNS: Revisão e Extensão a 2020

13 de Julho de 2015 / Bookmark and Share

omsFoi apresentado hoje no INFARMED o Relatório Interino da Organização Mundial da Saúde-Europa (OMS-Europa) sobre o Plano Nacional de Saúde: Revisão e Extensão a 2020.

Em maio de 2014 foi assinado o Biennal Collaborative Agreement (BCA), no qual já estava previsto este Relatório Interino sobre o Acompanhamento do Plano Nacional de Saúde (PNS), hoje aqui apresentado.

A revisão e extensão do PNS a 2020 está alinhada com a estratégia Health 2020 da OMS, nomeadamente nas metas que define para a saúde dos portugueses:

o   Redução da mortalidade prematura (antes dos 70 anos de idade) para valor inferior a 20%;

o   Aumento da esperança de vida saudável aos 65 anos em 30%;

o   Redução da prevalência do consumo do tabaco e eliminação da exposição ao fumo do tabaco;

o   Controlo da incidência do excesso de peso e obesidade na população infantil e escolar, limitando o seu crescimento.

Este documento espelha também o compromisso de Portugal com a cidadania, participação e governança da saúde; a equidade e acesso; e ainda com as políticas saudáveis e qualidade da saúde – eixos estratégicos do PNS.

A apresentação do Relatório foi realizada pela Diretora Regional da OMS-Europa, Zsuzsanna Jakab. O Diretor-Geral da Saúde, Francisco George, realizou uma apresentação sobre a Saúde dos Portugueses. O encerramento esteve a cargo do Ministro da Saúde, Paulo Moita de Macedo.

Para aceder aos documentos clique abaixo em cada deles: