As análises especializadas são estudos solicitados a peritos nacionais com consultoria internacional, sectoriais e/ou transversais que são alvo de discussões próprias em sede especializada e/ou pública. Estas são base de pareceres e estratégias posteriormente solicitadas às instituições envolvidas no Plano Nacional de Saúde (PNS) 2011-2016.
Esta discussão proporciou maior acordo entre evidência e recomendações nacionais e internacionais, e o planeamento estratégico institucional, que resultará num produto (PNS 2011-2016) fruto de um processo construtivo e participado.
A análise especializada Estratégias Locais de Saúde tem como coordenador Constantino Sakellarides e colaboradoras Celeste Gonçalves, Ana Isabel Santos, Casimiro Dias. Foi realizada em parceria entre o Alto Comissariado da Saúde e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa
Olá,
Venho por este meio informar que o III Encontro Nacional das USF, a realizar em 25 e 26 de Fevereiro de 2011, terá como um dos temas fundamentais, o Plano Nacional de Saúde,o que já é salientado no programa provisório respectivo.
No âmbito do PNS, penso que as metas já hoje definidas nas USF e as actividades realizadas com as populações locais, abrem importantes perspectivas de colaboração mútua.
Gostaríamos assim de contar com a colaboração da equipa do PNS, com destaque para a área dos cuidados de saúde primários e das estratégias locais.
Até breve,