A Direção-Geral de Saúde (DGS) torna público o relatório sobre a implementação do Plano Nacional de Saúde (PNS) 2012-2016 desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Este documento aponta fragilidades e vulnerabilidades do processo de implementação do PNS e sugere-nos novos caminhos de ação, tendo sempre em conta o actual contexto português.
O presente relatório foi realizado no âmbito do acordo bianual realizado entre o Ministério da Saúde e a OMS Europa.
Em nome do rigor e da transparência, a DGS opta por apresentar o relatório na sua versão final apresentada pelos peritos da OMS. No entanto considera-se necessário apresentar duas notas sobre aspetos aqui referidos:
- Os contactos tendo em vista a realização deste documento foram iniciados em Maio de 2013 e não em Dezembro como referido no relatório.
- O documento apresenta os pontos positivos desta implementação, no entanto não faz referência por exemplo ao roadmap de implementação do PNS, à existência de um Grupo de Peritos ou de um Conselho Consultivo e de Acompanhamento.
Considera-se que este relatório serve de base para a discussão de uma atualização do atual PNS para o ano 2020, conforme o sublinhado pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde no encerramento do 4º Fórum Nacional de Saúde.
Para consultar o documento clique aqui .