Saúde em Portugal
A elaboração do PNS 2030 e a fixação dos objetivos que se propõe alcançar basearam-se num diagnóstico da saúde da população em Portugal, no qual foram identificados, entre outros aspetos, as necessidades de saúde da população em Portugal, quer por problemas de saúde, quer por determinantes de saúde.
O Diagnóstico da Situação de Saúde assentou numa sólida base epidemiológica, abrangente e holística dos fenómenos de morte, doença, incapacidade e respetivos determinantes na população.
Incluiu também a participação de um conjunto alargado de stakeholders que constituem a Comissão de Acompanhamento, na identificação e priorização de necessidades sentidas e expectativas de saúde.
Caracterização demográfica
Na última década, a tendência evolutiva crescente da população residente em Portugal inverteu-se, tendo-se observado um decréscimo de -2,1%. Em 2021, residiam, em Portugal, 10 344 802 pessoas.
O duplo envelhecimento demográfico da população (diminuição da população jovem e aumento da população idosa), o decréscimo populacional, a baixa natalidade e a incapacidade de substituição das gerações são alguns dos destaques de maior relevância que resultaram desta caracterização.



