Em 2015 e após o processo implementação do PNS 2012-2016, este instrumento estratégico de âmbito nacional foi revisto, em alinhamento com a estratégia europeia para 2020 , dando origem ao PNS-Revisão e extensão a 2020.
A revisão e extensão a 2020 surge na sequência do trabalho desenvolvido ao longo do último ano com os vários stakaholders da Saúde, seguindo as Grande Opções do Plano para 2015, bem como as recomendações e acompanhamento da Organização Mundial de Saúde – Europa (OMS-EURO) no relatório sobre a implementação do PNS 2012-2016.
Neste documento orientador das políticas de saúde foram atualizados os quatro eixos estratégicos que transitam do PNS anterior: Cidadania em Saúde, Equidade e Acesso Adequado aos Cuidados de Saúde, Qualidade na Saúde e Políticas Saudáveis.
Este Plano define como grandes metas a redução para menos de 20% da taxa de mortalidade prematura (abaixo dos 70 anos), o aumento em 30% da esperança de vida saudável aos 65 anos de idade, e ainda a redução dos fatores de risco relacionados com as doenças não transmissíveis, nomeadamente o consumo e exposição ao fumo do tabaco e a obesidade infantil.