O Plano Nacional de Saúde 2030, carinhosamente apelidado de PNS, encontra-se “em Movimento”, ao encontro das Pessoas em Portugal.
No passado mês de fevereiro, foi efetuado o lançamento do “Pacto Saúde Sustentável 2030”, com compromissos para a ação assumidos por mais de 40 entidades dos diferentes setores do País. Contudo, considerou-se também necessário dar um impulso à implementação do PNS 2030 ao nível local, sem o qual nenhum Plano de Saúde é verdadeiramente implementado.
Assim, no dia 14 de outubro, na cidade de Leiria, realiza-se o primeiro evento público do projeto “PNS em Movimento” que, até ao final do ano, irá percorrer o Continente em mais quatro cidades: Bragança (22 de outubro), Almada (19 de novembro), Évora (25 de novembro) e Lagos (10 de dezembro). No início do próximo ano, pretende-se que este projeto chegue também às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Para além de pretender dar a conhecer o PNS 2030, este projeto pretende mobilizar as Pessoas para as respostas nacionais e, sobretudo, locais às necessidades de saúde das populações. Para tal, irá mobilizar, para além dos profissionais e serviços de saúde, os municípios e demais entidades locais e regionais dos diferentes setores, rumo a um Compromisso Local para a Saúde Sustentável.
Recorde-se que o PNS 2030 é um projeto para a década, com a ambição de gerar mais vida e melhor saúde em alinhamento com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, e que nos lembra que a saúde não pode ser vista isoladamente, porque a Saúde Sustentável é uma responsabilidade de todos e de cada um.
Somos todos responsáveis por desempenhar um papel ativo na promoção de uma saúde que não deixe ninguém para trás e que proteja o planeta em que vivemos. Juntos, podemos contribuir para o bem-estar de cada um, na nossa geração e para as gerações futuras.